TABAGISMO (2): HÁ REMÉDIO PARA PARAR DE FUMAR?

Você gostaria de saber se há um medicamento para parar de fumar? A resposta é sim, mas em parte! Sozinho, o medicamento não faz a mágica!

Parar de fumar é um processo que envolve mais do que medicamentos. É um degrau-por-degrau que chega a uma decisão, que parte para a manutenção da abstinência e daí para a prevenção de recaída. Parar de fumar inclui mudança de comportamento a ser empreendida ativamente por quem toma essa decisão.

               Parar de fumar requer motivação, decisão e estratégia

Veja, a seguir, exercícios que podem aumentar sua motivação para parar de fumar 


Mudança de hábitos


Fumar está condicionado a vários estímulos, que funcionam como gatilhos e reforçadores do comportamento: o cafezinho, o momento de tensão, a tristeza, o relaxamento, a conclusão de uma tarefa (um “prêmio” para o guerreiro!). Acendem-se cigarros na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza; no encontro com amigos, ou na solidão. O cigarro é uma bengala, e parar de fumar requer reorganização de hábitos, com planejamento e apoio prático e emocional.

Proponho a seguir alguns exercícios para ajudá-lo a se motivar:

SITUAÇÕES QUE LEVAM A FUMAR.  Anote em uma folha de papel as situações que levam você a fumar. Olhe atentamente para essa lista. Então pense em estratégias para não fumar nessas situações. O que você poderia fazer? Isso tudo ajuda a refletir e a buscar maneiras de evitar o cigarro.



Um exercício de motivação


Este exercício tem três fases. O objetivo é ajudá-lo a ponderar e a aumentar sua motivação para deixar de fumar. Faça-o sem se cobrar, com tempo; uma fase por dia, por exemplo.

1ª Fase. Pegue uma folha de papel sulfite. Na metade esquerda da página, escreva MEUS MOTIVOS PARA PARAR DE FUMAR. Escreva pelo menos cinco benefícios que você teria ao deixar de fumar. Considere benefícios relacionados a família, vida social, vida íntima, trabalho, finanças, saúde... Se der um bloqueio, não desanime! Deixe o papel à vista, você poderá voltar a ele em outro momento.

2ª Fase. Na outra metade da página, escreva: MEUS MOTIVOS PARA CONTINUAR FUMANDO. Pense neles e escreva-os. São algumas de suas dificuldades para deixar o cigarro.

3ª Fase: PONDERAÇÃO. Completadas as duas listas, a proposta é a de reservar alguns minutos para, com calma, pensar em suas motivações. Depois de completar as listas, faça um círculo nos itens mais importantes de cada uma. Ponha uma estrela próxima ao item que é mais importante para você. Finalmente, guarde suas anotações. Futuramente, você poderá discuti-las com um profissional de saúde.


Fumar ou não fumar, eis a questão!

A ponderação implica um balanço de prós e contras e põe em cheque duas vivências: a do presente e a do futuro. Repete-se, no tabagismo, o dilema presente em todos os comportamentos de dependência: a satisfação imediata, prontamente acessível no tempo presente versus o esforço a ser feito para se aspirar a um futuro melhor. O presente está dado, é o agora, são o cigarro e o isqueiro à mão. O futuro, por sua vez, é uma abstração, é incerto, demanda esforços e um investimento de esperança. É melhor continuar fumando? Ou é melhor investir em um futuro mais saudável?

Você terá um bom futuro se continuar fumando? O conhecimento científico diz que as chances são bem menores! Por outro lado, parar de fumar traz benefícios inegáveis. No entanto, você precisa se convencer intimamente de que parar de fumar será bom pra você. Precisa, com calma, examinar as vantagens e as desvantagens, ponderar e suportar as dúvidas, até chegar a uma decisão.

 
Além dos benefícios acima, há outros: melhora da autoestima, do hálito, do odor corporal e da cor amarelada dos dentes; melhora do convívio social, da vitalidade da pele e dos cabelos; menos gastos com cigarro e doenças dele consequentes; melhora do desempenho em atividades físicas; satisfação por ter conseguido parar de fumar; redução de danos ambientais.

Como faço para parar de fumar?

Ao se decidir, não demore negociando com o calendário. Marque a data! Fatos e eventos importantes em nossas vidas acontecem com data marcada, faça com que este seja mais um. Há duas maneiras para deixar o cigarro: a parada abrupta e a gradual. Você pode optar pela parada ABRUPTA, ao considerar que é assim que a maioria dos fumantes deixa de fumar. A parada GRADUAL reduz gradativamente o número de cigarros. Por exemplo: um fumante de 20 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 20 cigarros usuais; no segundo dia, 17; no terceiro, 14; no quarto, 11; no quinto, 8; no sexto, 5. No sétimo dia, deixa de fumar. A parada gradual não deve durar mais do que duas semanas. Há pelo menos duas razões para isso: não se transformar em adiamento e não prolongar os sintomas de abstinência.

Você pode tentar parar de fumar sozinho, ou contar com a ajuda de um profissional. Ele vai lhe ensinar algumas técnicas comportamentais e prescrever medicamentos para combater os sintomas de abstinência. Algumas pessoas devem ser avaliadas por um profissional de saúde mental, pois transtornos mentais, como ansiedade e depressão, frequentemente se associam ao hábito de fumar. Leia mais em meu blog www.neurybotega.blogspot.com.br.

Em outros dois posts, falamos sobre as dificuldades para abandonar o cigarro e damos algumas dicas ao parar de fumarPela internet você poderá baixar dois folhetos bastante úteis. Um deles é do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O outro pode ser baixado a partir do site da Unimed de Itatiba SP.

Veja neste blog:

Temas relacionados ao Transtorno Afetivo Bipolar poderão ser lidos nos seguintes posts:    
TRANSTORNO BIPOLAR: A QUESTÃO DO DIAGNÓSTICO                                                                                                            
TRANSTORNO BIPOLAR: O QUE É “DEPRESSÃO BIPOLAR”?                                                                                                      
TRANSTORNO BIPOLAR: AS BASES DO TRATAMENTO                                                                                                                 
TRANSTORNO BIPOLAR: A FAMÍLIA LIDANDO COM A CRISE                                                                                                     

Sobre depressão, veja os posts:                                                           
                                                                                                                                           
DISTIMIA: QUANDO O MAU HUMOR É DEPRESSÃO                                                       
DEPRESSÃO: TRATAMENTO MEDICAMENTOSO                                                            
DEPRESSÃO: COMO A FAMÍLIA PODE AJUDAR                                                              
DEPRESSÃO: LONGAE SEM MELHORA                                                                          
DEPRESSÃO COM “D” MAIÚSCULO                                                                                 

Em outro conjunto de posts, há informações sobre como lidar com crises de pânico e insônia:
                                                                                                                                                              
TRANSTORNO DEPÂNICO E AGORAFOBIA                                                                                                                                     
PARA ENFRENTARO STRESS: RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA                                                                                                  
PARA ENFRENTAR O STRESS: RELAXAMENTO PROGRESSIVO                                                                                                 

Três posts podem ser úteis para pessoas que tem o hábito de fumar:
                                                                                                                    
TABAGISMO (1): NÃO CONSIGO PARAR DE FUMAR                                                   
TABAGISMO (2): HÁ REMÉDIO PARA PARAR DE FUMAR?                                            
TABAGISMO (3): DICAS AO PARAR DE FUMAR                                                         

Para saber mais sobre transtornos mentais e seus tratamentos, visite o blog: 

www.neurybotega.blogspot.com.br